Pontos Turísticos

Porto Alegre uma das cidades sede da Copa do Mundo FIFA 2014 caracteriza-se por ser a Capital mais ao sul do país. A metrópole gaúcha, gentílico dado aos nativos do Rio Grande do Sul, tem origens étnicas e religiosas que fazem de Porto Alegre um raro espaço e multicultural. A cidade foi fundada em 1772 por casais portugueses açorianos. Ao longo dos séculos seguintes, acolheu imigrantes de todo mundo, em particular alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses e libaneses, entre católicos, judeus, protestantes e muçulmanos, que se espalharam pelo Estado

Peculiaridades históricas e culturais tornam Porto Alegre distinta das demais capitais brasileiras. A influência ibérica faz com que as tradições e costumes se assemelham mais ao Uruguai e à Argentina, do que ao restante do país. O chimarrão, bebida típica de origem indígena, o churrasco e alguns ritmos musicais aproximam a Capital aos países vizinhos do Estado.

O bairro Cidade Baixa se encarrega da boêmia, o local concentra o maior número de bares e boates de diversos aspectos, samba, rock, alternativo, gay friendly entre outros. A Avenida Padre Chagas também se destaca por ser passarela de celebridades nacionais e internacionais que frequentam à noite porto-alegrense.

Belezas Naturais

O lago Guaíba e pôr-do-sol são conhecidos como os cartões postais, parques e praças como o Farroupilha e Moinhos de Ventos, complementam a paisagem da cidade. As belezas naturais não param por aí, há 130 km da Capital a Serra Gaúcha conta com vinhedos, cachoeiras, castelos e cidades temáticas como Gramado e Canela.  O Estado também se destaca no cenário internacional pela beleza das mulheres, tops como Gisele Büdchen, Alessandra Ambrosio, Shirley Mallman, Letícia Birkheur, a apresentadora Xuxa Meneguel, além de outras modelos levaram

Dentre as atrações culturais se sobressaem o Museu Iberê Camargo, a Casa de Cultura Mario Quintana, o Museu de Artes do Rio Grande do Sul e o Santander Cultural e Usina do Gasômetro. Com x salas de cinema a sétima arte está bem representada em Porto Alegre.

Futebol

O futebol é representado pelos dois principais times, Grêmio Campeão do Mundo em 1983 que estará de casa nova em 2014 com a Arena concluída e o Internacional Campeão do Mundo em 2006, que sediará o evento em seu Estádio, o Gigante da Beira-Rio. Alguns técnicos e jogadores gaúchos figuram no Futebol Mundial; Mano Menezes atualmente no comando da Seleção Brasileira, Dunga, que trabalhou na Copa da África em 2010 e levantou a taça na conquista do tetracampeonato na Copa do Mundo de 1994 nos Estados Unidos; Luís Felipe Scolari nos deu o pentacampeonato no Japão em 2002. Entre os jogadores, Ronaldinho Gaúcho ficou conhecido por jogar em times como o Barcelona da Espanha, Paulo Roberto Falcão, o Rei de Roma na década de 1970.

Porto Alegre receberá cinco jogos, sendo três pela primeira fase e um pelas oitavas de final.

15/06 – domingo
E3 x E4

18/06 – quarta-feira
B2 x B4

22/06 – domingo
H2 x H4

25/06 – quarta-feira
F1 x F4

30/06 – segunda-feira
oitavas de final: 1G x 2H

Mais sobre a Copa 2014:

> A abertura do Mundial será no Itaquerão, em São Paulo.
> A final será no Rio de Janeiro, às 16h.
> Na fase de grupos, as partidas serão às 13h, às 16h, às 19h e às 22h.
> A partir das oitavas de final, os jogos serão às 13h e às 17h.
> Quartas de final e semifinais estão marcadas para as 17h.
> Rio e Brasília são as duas cidades com maior número de jogos: sete.
> Na primeira fase, a Seleção Brasileira joga em São Paulo (12/6), Fortaleza (17/6) e Brasília (23/6).

Anúncios